terça-feira, 4 de janeiro de 2011

COPA 2014

A contusão de Paulo Henrique Ganso salvou a convocação de Ronaldinho Gaúcho na seleção brasileira, na derrota para a Argentina por 1 a 0, no Qatar. Se o meia do Santos estivesse em condições, o jogador do Milan nem seria lembrado por Mano Menezes. “Não sei se seria convocado”, confessou o treinador do Brasil em entrevista exclusiva ao programa Jogo Aberto, da Band, nesta quinta-feira.

“Nesse primeiro momento o Ganso seria o titular por aquilo que vem desenvolvendo, porque tem que respeitar muito o momento”, comentou. “Pode dar oportunidade para o Ronaldinho voltar, como foi o que aconteceu nesse momento, mas eu respeito muito a produção que o jogador está tendo e o Ganso fez uma ótima estreia na seleção brasileira”.

O comandante até lembrou. “Mudamos um pouco o jeito de a seleção jogar para incluir o Ronaldinho, já que ele não faz a função que o Ganso faz, apesar de ambos jogarem com a 10, mas é 10 diferente”, alertou. “Hoje o Ronaldinho joga em uma outra faixa do campo. O Ganso é um armador de trás, que cadencia, dá ritmo. O Ronaldinho acelera, é o jogador do último passe”.

Mas Mano Menezes torce para que Ronaldinho volte a jogar no Brasil. “Falei com o Ronaldinho. Acho importante ele voltar a jogar se não for possível no Milan. Seria legal o Ronaldinho voltar ao Brasil, porque momentaneamente no Milan ele tem tido um aproveitamento muito baixo em termos de oportunidade para jogar”, lembrou.

O treinador detectou que falta ritmo de jogo ao meia. “Ele precisa jogar porque a condição que deve estar é melhor e isso aconteceu no jogo contra Argentina. Em determinado momentos ele recebeu a bola do jogo, mas não conseguiu transpor a última marcação, fazer a jogada aguda para fazer o gol e ele precisa dessa função com mais ritmo, força física. Ele precisa voltar a ser esse jogador.”

Conca

Mano Menezes reconhece o talento de Conca, que recebeu o prêmio de melhor jogador do Brasileirão, mas não convocaria o jogador. “Acho deselegante neste momento falar que o Conca não tem espaço na seleção. É até um desrespeito. O Brasil sempre teve e tem jogadores capazes de formar um meio-campo de extrema qualidade, de fazer bem essa função”, analisou.

Ele se mostra contra a naturalização de jogadores. “Essa é uma questão pessoal do Conca. Ele deixou claro que a preferência dele é jogar pela Argentina que é o país dele. Eu sou a favor que cada jogador represente o seu país. Sou contra essa questão de naturalização. Aconteceu muito isso em Portugal. Daqui a pouco vai se perder muito essa questão de nação. Daqui a pouco vai ter jogadores brasileiros jogando em todas as seleções do mundo. Isso vai ser ruim para o futebol brasileiro”, explicou.

Renovação

Apesar de pouco tempo no cargo, Mano Menezes já vê mudanças na seleção brasileira que disputou e foi eliminada no Mundial da África do Sul. “Avançou bem para uma renovação tão significativa. Trocamos 10 jogadores em relação à última Copa. Só ficou o Robinho que era considerada titular. Mudou 10 jogadores da base”. Apesar de reconhecer o início, diz que tem muito trabalho pela frente. “Estivemos bem nesse primeiro momento. Agora temos que afirmar isso, porque tem que fazer com cuidado. Avaliar bem isso. Acompanhar jogadores com uma trajetória maior”.

Mano Menezes tem uma base em sua mente. “Tenho uma lista prévia de 70 a 80 jogadores brasileiros que estamos monitorando e acompanhando o momento”. E nesse momento procura conversar com os jogadores. “Fiz no primeiro momento com Maicon, Lúcio e Julio Cesar diretamente. No mesmo período fiz com Kaká e Ronaldinho e acompanhar de perto como está a recuperação do Kaká, quais são as perspectivas, porque tem uma trajetória bastante significativa na Seleção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário